Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Centenário das aparições da Nossa Senhora da Paz do Barral, em Ponte da Barca, com programa diversificado para 2017

Cultura | 16 de Novembro de 2016

O programa de comemoração do Centenário das Aparições da Nossa Senhora da Paz do Barral, na freguesia de Vila Chã S. João, que se assinala em Maio de 2017, foi hoje apresentado em conferência de imprensa, nos Paços do Concelho de Ponte da Barca, pelo Presidente da Câmara, Vassalo Abreu, e pelo Arcipreste do concelho e Pároco da freguesia de Vila Chã São João, Moisés Correia.

Presentes estiveram, ainda, o Presidente da Junta, Paulo Sousa, e um representante da Confraria da Nossa Senhora da Paz, José Manuel Sousa.

Do programa desta manifestação religiosa que refere que Nossa Senhora aqui terá feito duas aparições a um pastorinho, a 10 e 11 de maio de 1917, que vai decorrer entre Março e Maio de 2017, constam caminhadas, Eucaristias, apresentação do Livro 'Centenário das Aparições de Nossa Senhora da Paz no Barral', de Luís Arezes, concerto/encontro Mariano de Coros, entre outros.

Na ocasião, quer o Padre Moisés Correia, quer o autarca barquense, Vassalo Abreu, explicaram que com este programa se pretende, essencialmente, 'dar a conhecer ao país e ao mundo este lugar e esta manifestação que, apesar das várias tentativas ao longo dos anos, nunca teve a merecida atenção'.

O Pároco Moisés Correia salientou que a Confraria, a Paróquia, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, em comunhão de esforços e em colaboração também com a Diocese de Viana do Castelo, pretendem dar 'a projeção que o Barral merece e celebrar as aparições de uma forma digna, naquele que é um local idílico do concelho de Ponte da Barca'.

Moisés Correia lembrou ainda que foi enviado um convite ao Papa Francisco para estar presente no dia que marca esta aparição ou, na sua impossibilidade, que conceda a Bênção Apostólica aos peregrinos que por este Santuário passam.

Vassalo Abreu não deixou de referir que 'a par da parte religiosa, é também intenção promover todo o património construido junto ao local das aparições', nomeadamente, a Capela, a Cripta - cujo altar é composto por um bloco maciço de quartzo de três toneladas - a Igreja, a Biblioteca, com grande parte do espólio do Cónego Avelino Jesus da Costa, natural daquela freguesia e impulsionador de todo este património, e o Museu do Quartzo.

'O museu do quartzo tem já um projeto elaborado que vai ser objeto de uma candidatura a fundos comunitários, no sentido de ser melhorado para criar condições de visitação permanente e tornar todos estes espaços num centro religioso e turístico com movimento', salientou, ainda, Vassalo Abreu.

Recorde-se que, no mesmo local, anos mais tarde, no cinquentenário das aparições, em 1967, a Confraria de Santa Ana decidiu construir uma capela a Nossa Senhora da Paz. O templo foi inaugurado, a 15 de setembro de 1969. Seguiu-se a construção de uma cripta, cujo altar é formado por um grande bloco de quartzo cristalizado, o maior existente na Península Ibérica, com cerca de três toneladas.

São também erigidos monumentos ao Sagrado Coração de Jesus, ao Anjo da Guarda de Portugal e à Paz, todos constituídos por um pedestal de quartzo cristalizado. O Cónego Professor Doutor Avelino de Jesus da Costa, também nascido no Barral e contemporâneo do pastorinho, foi o grande mentor de todo este projeto que integra ainda o Santuário de Nossa Senhora da Paz, edifício mais recente.

Em 1982, foram inaugurados a Biblioteca e o Museu do Quartzo que apresenta uma rica coleção de belos cristais de quartzo, todos extraídos na própria freguesia. Hoje, este é um centro religioso e turístico já com muito movimento, tal a beleza do cenário que se pode contemplar.