Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Sétima edição da Feira do Fumeiro, Artesanato e Vinhão de Ponte da Barca foi um êxito

Cultura | 13 de Fevereiro de 2017

Terminou ontem, em Ponte da Barca, a Feira do Fumeiro, Artesanato e Vinhão. O evento é organizado pela Câmara Municipal, em pareceria com a RZ Eventos, e contou com presença de 30 expositores das regiões do Alto Minho e de Trás-os-Montes. A iniciativa, que conta já com sete edições, teve como finalidade promover os produtos característicos do concelho.

'O nosso artesanato é uma realidade e até temos uma cooperativa dedicada ao artesanato, a Arte Barca. O Lenço dos Namorados é característico das Terras da Nóbrega, onde estamos inseridos, e temos fumeiro da Serra do Lindoso, que é dos melhores fumeiros. O vinhão é porque somos tradicionalmente um concelho de vinho verde', revelou Vassalo Abreu, presidente da Câmara Municipal da Ponte da Barca. O edil frisou ainda que a feira é uma 'boa oportunidade para dar a conhecer e desenvolver a economia do concelho, na medida em que todos os anos atrai ao concelho milhares de pessoas', o que se repetiu novamente este ano.

A vereadora da Cultura da autarquia barquense, Sílvia Torres, acrescentou que 'os visitantes são atraídos pelo modo tradicional da confeção e pela qualidade dos produtos em exposição, que vão desde o tão afamado fumeiro, até ao seu acompanhante ideal:o vinhão'. Além do fumeiro, os visitantes puderam apreciar e adquirir trabalhos executados com cortiça, madeira e lãs, entre outros.

A feira disponibilizou, ainda, um programa de animação complementar que incluiu stand up comedy com Jaimão, a atuação de 'Os Aletejanos', e a atuação dos Ranchos Folclóricos de Azias, Lavradas e Lindoso.