Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

7ª Edição da Festa das Tradições animou Ponte da Barca

Cultura | 23 de Abril de 2013

A praça Terra da Nóbrega acolheu no fim-de-semana de 03 a 05 de Maio, mais uma edição da Festa das Tradições. Levado a cabo em estreita parceria com Associações e Ranchos Folclóricos do concelho, o certame reuniu no mesmo espaço, pelo 7º ano consecutivo, a gastronomia, o artesanato, os jogos tradicionais, as danças e cantares regionais, entre outras atividades.

Promover os usos e costumes de Ponte da Barca, que aliados ao verde das suas paisagens e aos inúmeros monumentos, fazem deste concelho um destino de eleição, foi o capital objetivo da iniciativa que animou as terras barquenses durante três dias.

O dia inaugural da feira, para além da abertura das tasquinhas, espaços gastronómicos e de artesanato local, contou, também, com a realização de uma peça de teatro “Lenda da Ponte”, promovida pelos alunos da Escola Profissional EPRALIMA, e uma sessão de atividade física para toda a população sénior do concelho, inserida no projeto “Barca Ativa”.

Esta iniciativa repete-se todas as primeiras sextas-feiras de cada mês até ao final do ano, e tem como objetivo combater o sedentarismo e incentivar a adoção de estilos de vida mais saudáveis. À noite decorreu o espetáculo musical com o grupo “Os sem Stress”.

Durante o Sábado e o Domingo, a animação esteve garantida com jogos tradicionais, danças e os cantares regionais com a atuação dos ranchos folclóricos de Lindoso, Lavradas, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, Bravães, Asias, Entre Ambos-os-Rios, Paço Vedro de Magalhães, Oleiros e Vila Nova de Muia, Ponte da Barca, grupos de bombos de Sampriz e Bravães, e grupo musical “Sons do Minho”.

A excelência dos vinhos de Ponte da Barca e o artesanato (artes, ofícios e tradições) estiveram, igualmente, em destaque nestes três dias de festa.