Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Câmara Municipal Recebe Centenas de Estudantes Barquenses em Manifestação pela Defesa do Ambiente

Outras | 15 de Março de 2019

No âmbito de um protesto global e que leva à rua milhares de estudantes em Portugal, centenas de estudantes desfilaram do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca até à Câmara Municipal, num protesto para exigir à classe política ações contra as alterações climáticas e no qual gritam que "não há planeta B", com palavras de ordem em defesa do clima.

Empunhando cartazes onde se lê "A Terra esgotou a sua paciência e nós também", "Justiça climática já", ou ainda "Estado de Emergência", os jovens gritam palavras de ordem entre as quais a mais reclamada é: "Não há Planeta B" e"We are skipping our lessons to teach you one”, os estudantes foram todos recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal pelo residente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, onde apresentarem o manifesto de greve que os motiva.

Para Augusto Marinho, a manifestação que os estudantes de Ponte da Barca e de todo o Mundo estão a empreender “é a por uma das mais justas causas pelas quais os nossos estudantes se podem manifestar. Ponte da Barca, que integra a Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, está a fazer o seu trabalho e vai fazer o seu trabalho de promoção do seu enorme património ambiental e reforçar as ações de consciencialização da população para os problemas das alterações climáticas”.

Segundo o edil barquense, os jovens barquenses não só tem o direito de reivindicar um melhor futuro como também tem o dever de participar e garantir que a sua voz é ouvida, envolvendo-se na vida da sua comunidade e dando o seu contributo para o futuro.

Foi por essa razão que o lhes foi lançado o desafio de participarem ativamente no programa EMBARCA-TE, mais voz à juventude cuja finalidade é a construção daquele que será o Plano Municipal para a Juventude de Ponte da Barca e onde, muito em breve, serão debatidas as questões relacionadas com a proteção do ambiente e medidas de combate às alterações climáticas”.