Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

“Tempo Contado” inicia ciclo de debates mensais na Casa do Conhecimento

Outras | 23 de Janeiro de 2024


O município de Ponte da Barca vai levar a cabo o projeto "Tempo Contado", que vai trazer uma série mensal de debates à Casa do Conhecimento. O objetivo é promover a disseminação de ideias e a partilha de conhecimento, contando, em cada sessão, com a participação de um convidado diferente, especialista na temática em destaque.
Para manter a dinâmica objetiva e envolvente, as sessões do “Tempo Contado” terão uma duração rigorosa de 40 minutos - que marca também a singularidade deste projeto -, onde cada minuto será valioso. A expectativa é que este formato mais compacto, estimule discussões robustas e impactantes, proporcionando aos participantes uma experiência enriquecedora.
“É uma iniciativa que representa uma oportunidade para participar em debates construtivos, com a promessa de explorar novas perspetivas e desafiar o entendimento convencional”, afirma o presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho.
A primeira sessão, intitulada "Sessão Cosmológica: Exploração das Teorias do Universo", está agendada para o dia 1 de fevereiro, às 18h30, e vai contar com a presença de Nuno Castro, Professor no Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho e físico experimental de partículas, desenvolvendo investigação no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) e no Laboratório Português de Física Experimental de Partículas (LIP).
Nuno Castro é também Vice-Presidente para a Investigação e a Inovação Científica da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Professor Auxiliar de Física. É também membro da direção do LIP, co-responsável pela formação avançada no LIP e coordenador do Centro de Competência LIP em Simulação e Big Data, bem como Presidente do Conselho Diretivo da INCD – Infra-estrutura Nacional de Computação Distribuída –, Diretor de Área de Computação Avançada do Programa UT Austin Portugal e membro da Sociedade Portuguesa de Física, onde coordena a Divisão de Física de Partículas e preside ao Conselho Fiscal.
De recordar que esta e outra sessões na Casa do Conhecimento poderão ser acompanhadas presencialmente ou por via digital.