Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Ponte da Barca fortalece laços com Diáspora na Feira de Nanterre

Outras | 25 de Março de 2024


O Município de Ponte da Barca reafirmou o seu compromisso com a comunidade barquense emigrante ao marcar novamente presença na Feira de Nanterre, em França. Este evento, que já se tornou uma tradição anual, serve como um ponto de encontro essencial para a vasta comunidade emigrante residente em Paris e seus arredores.
Ao longo dos anos, a participação do Município de Ponte da Barca na Feira de Nanterre tem sido uma plataforma vital para promover os produtos gastronómicos, desde o vinho aos enchidos, do mel à doçaria, e ao artesanato. Este é um testemunho vivo da riqueza e autenticidade dos produtos locais, que desempenham um papel crucial na conexão dos emigrantes com as suas raízes.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, descreveu o evento como um verdadeiro "mercado de saudade", onde a comitiva de Ponte da Barca é “sempre calorosamente recebida e acarinhada”. O autarca barquense não poupou ainda palavras para expressar a gratidão e o orgulho pela comunidade emigrante, considerando que são “os nossos embaixadores no mundo”.
Augusto Marinho destacou também a importância económica e cultural da comunidade emigrante para o concelho de Ponte da Barca e reiterou o compromisso da autarquia em manter uma relação próxima e colaborativa com os emigrantes e suas associações.
À semelhança do ano anterior, o município organizou um lanche/convívio para os emigrantes barquenses, que foi um sucesso absoluto, proporcionando um momento de proximidade e partilha entre a comunidade e os representantes municipais, nomeadamente o autarca Augusto Marinho, e as Vereadoras, Rosa Arezes e Diana Sequeira.
A Feira de Nanterre, agora na sua XIX edição, é organizada pela Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), e continua a ser um evento emblemático que reúne vários municípios portugueses com o objetivo de promover o melhor de cada região junto da comunidade portuguesa e francófona.
O Município de Ponte da Barca agradece a todos os barquenses que marcaram presença e pela oportunidades de fortalecer os laços com a sua diáspora, continuando a celebrar a herança cultural que une Portugal e as comunidades portuguesas em todo o mundo.