Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Em abril e novembro Gastronomia Regional em destaque

Cultura | 29 de Janeiro de 2014

A Câmara Municipal de Ponte da Barca promove a partir do mês de abril a edição 2014 dos Domingos Gastronómicos. A iniciativa, a prolongar até novembro, pretende, sobretudo, valorizar a cozinha, a restauração e o Vinho Verde do Município Barquense. Levado a cabo em estreita parceria com a Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R., o itinerário do bom gosto visa ainda desenvolver o imenso potencial turístico do concelho minhoto.

Nestes propósitos, o Município de Ponte da Barca fez-se representar na conferência de imprensa que a Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R. realizou no passado dia 17 de janeiro, em Barcelos, para a apresentação desta iniciativa que se realiza em vários municípios do país.

Segundo palavras de Sílvia Torres, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ponte da Barca, os “Domingos Gastronómicos constituem uma mais valia para a afirmação do concelho, quer como destino de mesa farta quer como destino turístico, com inúmeros focos de interesse a visitar”.

Os restaurantes aderentes a esta iniciativa vão proporcionar, durante dois fins-de-semana, o desfrutar de aromas e sabores do Alto Minho. A Posta Barrosã, servida no fim-de-semana de 25 a 27 de abril, é o primeiro prato a destacar. Se o prato principal é um “Manjar dos Deuses”, a sobremesa não fica atrás, com as tradicionais Rabanadas de Mel. O regresso ao paladar da carne decorre no dia 9 de novembro com outra das iguarias mais emblemáticas da região, o Sarrabulho.

Ponte da Barca destaca-se pela Gastronomia requintada típica desta região. Mas, esta pequena Vila inserida no coração do Alto Minho oferece inúmeros motivos para ser visitada: a zona ribeirinha, ideal para desfrutar de momentos de convívio e lazer, os Monumentos (Igrejas, Mosteiros, o Pelourinho, a Ponte Romana sobre o Rio Lima, o Castelo de Lindoso, etc), o Turismo, o Folclore, que funciona como verdadeiro embaixador das Terras da Nóbrega, entre tantos outros motivos, fazem de Ponte da Barca um destino de passagem obrigatória.