Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Inocêncio Paulo Moreira apresentou em Ponte da Barca o seu mais recente livro 'Ao Cair da Tarde'

Cultura | 18 de Outubro de 2016

Foi com um auditório repleto de convidados que teve lugar, na noite do passado dia 14 de outubro, a apresentação do mais recente livro de Inocêncio Paulo Moreira ´Ao Cair da Tarde´, na Casa da Cultura de Ponte da Barca. Na ocasião, Inocêncio Paulo Moreira descreveu a sua poesia como 'muito da alma, metafórica, que nasce em relâmpagos do nada, no indizível, no intangível, e parte para o infinito. É uma mistura de Pessoa com Florbela Espanca, Pablo Neruda com Ramos Rosa. É aquilo que eu entendo como o conceito indizível da alma', explicou. O autor salientou ainda que este livro pretende servir como um prefácio de quatro outros livros: 'Três epifanias sairão para o ano. São poemas já muito estruturados, com outra clarividência e raiz poética, enquanto que este está num estado virginal, como saiu da minha cabeça. Entendi que tinha que publicar este antes para que se percebesse a lógica da criação e, sobretudo, a evolução lógica do meu conceito de poesia', frisou.

A apresentação desta obra poética, que se transformou num espaço de tertúlia cultural de homenagem à Poesia e ao Poetas, contou com as intervenções dos também poetas Artur Ferreira Coimbra, autor do prefácio, e Leonor Castro, que assina o posfácio, contando ainda com a presença de João Artur Pinto, Diretor da Editora Labirinto. A noite foi igualmente enriquecida com momentos de leitura de poesia por alguns dos presentes, e um momento musical pelo Grupo Four Armil.

Inocêncio Paulo Moreira é natural de Fafe mas tem por Ponte da Barca, mais concretamente pela freguesia de Entre Ambos-os-Rios, um carinho muito especial, a que chama de 'O meu refúgio da alma', sendo também por isso que na obra agora apresentada, escrita quase na totalidade em terras barquenses, constem alguns poemas dedicados a Ponte da Barca, mais concretamente aquela freguesia, à serra amarela e a outros locais deste concelho.

Entre outros convidados, estiveram presentes a Vereadora da Cultura, Sílvia Manuela Torres, Inocêncio Araújo, que estabeleceu a ponte entre o autor e a Câmara Municipal para a realização desta sessão, e a presidente da Junta da União de freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, Rosa Reitor.