Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Ponte da Barca recebeu Concurso Nacional de Leitura

Educação | 05 de Maio de 2017

Ponte da Barca recebeu na passada terça-feira, a fase distrital da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Mais de uma centena de estudantes do 3.º Ciclo e do Secundário vieram até Ponte da Barca, tentaram a sua sorte nas provas orais e escritas que decorreram ao longo do dia na Biblioteca Municipal e Auditório da EPRALIMA e, posteriormente, representar o distrito de Viana do Castelo na final nacional.

No período da manhã, os participantes realizaram uma prova escrita em que são chamados a mostrar a sua qualidade de leitores de duas obras apresentadas a concurso, a que se seguiu uma visita guiada pelo centro histórico de Ponte da Barca e o almoço na zona ribeirinha.

À tarde, decorreu a finalíssima, no auditório da EPRALIMA, com a participação dos cinco melhores concorrentes em cada um dos escalões.

Nesta fase, os participantes realizaram uma prova de conhecimento das obras a concurso, fizeram um exercício de leitura em público e apresentaram uma comunicação de carácter argumentativo.

Em formato de espetáculo, apresentado por Jorge Serafim, comediante e reconhecido contador de histórias, o programa incluiu a participação do grupo de ginástica acrobática do Agrupamento de Escolas e também um momento musical com Miguel Fernandes e o projeto “Pessoas de Fernando”.

A Escola Secundária de Ponte da Barca participou no concurso com Inês Rêgo, Rita Ribeiro e Jéssica Calheiros (3.º Ciclo), e Marta Ribeiro, Filipa Zamith Lopes e Cristina Azevedo (Secundário), que arrecadou o primeiro lugar. A organização do certame foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Ponte da Barca, através da Biblioteca Municipal, em colaboração com o Agrupamento de Escolas.


Os vencedores foram:

Do ensino secundário os nomes foram:

3º lugar: António Xavier Rodrigues da Escola Básica Sidónio Pais de Caminha

2º lugar: Lara Daniela Fernandes da Escola Básica e Secundária de Valdevez de Arcos de Valdevez

1º lugar: Maria Cristina Azevedo da Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes de Ponte da Barca

Do 3º Ciclo os nomes foram:

3º lugar: Inês de Amorim Rêgo da Escola Básica Secundária Diogo Bernardes de Ponte da Barca

2º lugar: Rita Lima Ribeiro da Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes de Ponte da Barca

1º lugar: Tiago Martins Azevedo da Escola Básica e Secundária Muralhas do Minho de Valença.