Passar para o Conteúdo Principal

Rastreio do Cancro Colo do tero

O Programa de Rastreio do Cancro de Colo do Útero da região norte tem como população alvo todas as mulheres assintomáticas, com idades compreendidas entre os 25 e os 60 anos de idade, inscritas nos Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar da área de influência da ARSN, a quem será proposta a realização do teste (colpocitologia) com periocidade quinquenal, mediante o envio de cartas de convite personalizadas no ano civil em que completem 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55 ou 60 anos de idade.

Para além da realização da colpocitologia, o Programa visa garantir o encaminhamento da mulher para o tratamento adequado, sempre que o diagnóstico o justifique, e fazer o devido acompanhamento.

Este programa tem como objetivos:

  1. Reduzir a mortalidade por cancro do colo do útero para 2.0 por 100.000 em 2018 na região norte de Portugal;
  2. Reduzir a taxa de incidência de cancro do colo do útero invasivo;
  3. Reduzir a proporção de cancros diagnosticados na fase clínica (sintomática), relativamente ao total de cancros diagnosticados.

A concretização destes objectivos necessita da conjugação de uma elevada participação da população alvo (superior a 70%), do empenho de todos os profissionais envolvidos, da existência de um sistema centralizado de informação e de uma campanha de divulgação e formação.

Rastreio do Cancro Colo do Útero