Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Autarquia inicia revisão dos documentos Sociais do Concelho

Acção Social | 02 de Dezembro de 2021


A Câmara Municipal de Ponte da Barca realizou, com os Presidentes de Junta, a primeira sessão para a revisão do Diagnóstico Social, ao que se seguirá a revisão do Plano de Desenvolvimento Social e a elaboração da Carta Social do concelho, que contou com a presença do Presidente da Câmara, Augusto Marinho.
Na abertura da sessão apelou à participação de todos para que a elaboração dos documentos seja um espelho fiel da realidade do concelho. Posteriormente, teve lugar uma reunião com o mesmo objetivo, desta feita em sede do plenário da Rede Social com os parceiros que integram o CLAS, designadamente entidades de diversas áreas de atuação do Município como a Educação, Ação Social, Inclusão, Igualdade, Saúde, Segurança, Emprego e Associativismo. Nestes dois encontros foram identificadas necessidades e problemas do território, assim como as possíveis causas e consequências.
Terminado o diagnóstico seguir-se-á a fase de construção de uma etapa de planeamento, com o Plano de Desenvolvimento Social onde serão definidos os objetivos e estratégias de atuação prioritárias que respondam às necessidades identificadas.
A construção de documentos de referência no concelho pretende reunir estratégias concertadas para atuar ao nível da redução da pobreza, do desemprego e da exclusão social. Outro objetivo será a promoção de processos de mudança com a comunidade com vista à melhoria das condições de vida das populações e o desenvolvimento social do território.Por último, será levada à consideração a Carta Social do concelho, onde se pretende identificar a rede de serviços e equipamentos sociais existentes no município, constituindo-se como num instrumento de suporte na tomada de decisão, de apoio à cooperação institucional e de informação ao cidadão.
Este trabalho de atualização de documentos sociais do concelho surge da necessidade de elaboração de novos documentos e integra uma candidatura à Operação NORTE-07-4234-FSE-000020 - Projetos inovadores/experimentais na área social - Projetos Inovadores de Inclusão Social de âmbito Territorial.