Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Pontos de observação da fauna e flora valorizam percurso da ecovia do Rio Lima

Outras | 02 de Dezembro de 2021


Na sequência da candidatura “Viver a Natureza em Ponte da Barca” (NORTE-04-2114-FEDER-000230), foram colocados dois observatórios de avifauna no Troço dos Açudes da Ecovia do Rio Lima. Trata-se de um investimento da Câmara Municipal de Ponte da Barca de cerca de cinco mil euros, que permite aos utilizadores da zona ribeirinha a observação de espécies de avifauna, mas também da flora envolvente aos observatórios.
No âmbito desta candidatura foi feito um estudo pormenorizado da fauna, flora e Geologia da Ecovia do Rio Lima em Ponte da Barca, atestando a excelente qualidade da zona ribeirinha e das galerias ripícolas nele presentes.
De entre as espécies de fauna é possível observar guarda-rios, corvo-marinho, garça-real, lontra, enguia, entre outras… Quanto à flora, amial, freixial, borrazeiral-branco são apenas algumas das muitas espécies que podemos encontrar.
Para além destes pontos de observação, está previsto a colocação de painéis informativos junto aos mesmos, com informação das inúmeras espécies que ali podem ser observadas bem como as suas características.