Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Ponte da Barca assinala Dia Internacional da Proteção Civil com simulacro de acidente de viação

Outras | 10 de Abril de 2024


No próximo dia 12 de abril, sexta-feira, a partir das 14h30, a Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, será palco de uma iniciativa que visa assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil. Promovida pelo município de Ponte da Barca, em estreita colaboração com os Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), esta iniciativa destaca a importância vital da prevenção e resposta a situações de emergência.
O evento será marcado por um simulacro de um acidente de viação, proporcionando uma oportunidade única para a comunidade local testemunhar em primeira mão as operações coordenadas e a resposta eficaz das equipas de emergência perante uma situação realista. Este exercício prático visa sensibilizar para a necessidade de estar preparado para situações de crise, mas também promover a coordenação entre os vários agentes de proteção civil. A par do simulacro estarão também em exibição equipamentos e viaturas e, no próximo período letivo, estão previstas ações de Mass Training em Suporte Básico de Vida para a comunidade escolar.
Através desta comemoração, o município de Ponte da Barca reafirma o seu compromisso com a segurança e bem-estar da comunidade, reconhecendo o papel fundamental desempenhado pelos serviços de proteção civil na salvaguarda da vida e do património. Ao mesmo tempo, destaca-se a importância da participação ativa dos cidadãos na promoção de uma cultura de prevenção e na adoção de comportamentos seguros.
Todas as entidades e a população em geral estão convidadas a participar neste evento, que se espera ser não apenas educativo, mas também inspirador, no que diz respeito à valorização e reconhecimento do trabalho árduo e dedicado dos profissionais da proteção civil.