Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Britelo



  • Presidente
    Estêvão de Jesus Alves Rodrigues

  • Secretário
  • Tesoureiro
Morada
Balteiro

Localidade
Britelo

Código Postal
4980 - 203 Ponte da Barca

Telefone
917 574 398 /258 587 703

Email
f.britelo@gmail.com

HomePage
História

Dólmen da Lapa da Moura - Alcança-se este marco histórico, pela E.N. 203 (Ponte da Barca – Lindoso) até Britelo, posteriormente conti­nua-se por estradão florestal, de terra batida. O dólmen da Lapa da Moura, monumento megalítico pré-histórico (provavelmente dos séculos 5 / 4 a. C.), apresenta vestígios da mamoa, conservando a câmara megalítica de planta poligonal e esteios com pintura e gravura. (IHRU)

Gravuras Rupestres da Chã do Vale da Coelheira - Segue-se pela E.N. 203 (Ponte da Barca – Lindoso) até Mosteirô. Depois, segue-se por um caminho tradicio­nal, em aproximadamente 1Km. A época de gravação da maioria das Gravuras Rupestres da Chã do Vale da Coelheira situa-se na Idade do Bronze. « (...) São sobretudo círculos, ovais e composições de formas circulares com diâmetros, raios e covinhas no interior». (IHRU)

Santuário Rupestre da Chã da Rapada - Para alcançar este santuário rupestre, segue-se a E.N. 203 (Ponte da Barca – Lindoso) até Britelo. Depois, por caminho pedestre a partir da Igreja Paroquial de Britelo em direção à Chã de Cabanos, percorre-se cerca de 0,5 Km. Numa zona planáltica, dispõem-se várias rochas gravadas ao nível do solo. A gravação da maioria dos motivos corresponde à Idade do Bronze Final (5/4 Milénio a.C.), porém, alguns dos motivos cruciformes situam-se na Idade Média. (IHRU)