Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Festa das Tradições foi um sucesso

Cultura | 18 de Maio de 2023

Terminou no domingo mais uma edição da Festa das Tradições. Esta iniciativa, realizada em parceria com as Associações, Ranchos Folclóricos do concelho e outras entidades, foi uma celebração magnífica das tradições, gastronomia, artesanato, danças e cantares regionais, entre outras atividades, reunidas num único espaço que animou Ponte da Barca e juntou milhares de pessoas na Praça Terra da Nóbrega.
Durante os três dias de festividades, barquenses e visitantes tiveram a oportunidade de desfrutar de uma programação diversificada. O destaque foi o concerto de Zé Amaro, que encheu o recinto da festa e encantou o público com a sua música e carisma. Além disso, o grupo Roconorte proporcionou um espetáculo emocionante que empolgou a multidão, enquanto o jovem Gabriel Lopes demonstrou todo o seu talento musical.
Os Ranchos Folclóricos, com suas performances autênticas e coloridas, trouxeram as tradições culturais da região, enquanto os Bombos e as Rusgas envolveram todos numa atmosfera festiva contagiante. Os Jogos tradicionais, workshops pela Artebarca e outro por Fernando Rei, exposições e a recriação da fiada do linho permitiram aos participantes mergulhar nas tradições e no património cultural do concelho.
As atividades incluíram também a confeção de pão, onde os participantes puderam aprender os segredos da arte da panificação tradicional. O desfile "O Traje do Povo", organizado por Ivo Rua, foi um dos momentos mais esperados, exibindo a riqueza e a beleza dos trajes típicos da região. Além disso, o artesanato, o feirão e as tasquinhas ofereceram aos visitantes a oportunidade de saborear a deliciosa gastronomia local e adquirir produtos artesanais únicos.
A iniciativa da autarquia barquense teve como objetivo principal promover os usos e costumes de Ponte da Barca, combinando-os com as deslumbrantes paisagens verdes e os inúmeros monumentos que tornam este concelho num destino de eleição. A Festa das Tradições mostrou-se mais uma vez como uma plataforma excecional para preservar, valorizar e promover as tradições locais, bem como para fortalecer a identidade cultural e o orgulho da comunidade barquense.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca agradece a participação entusiasta de todos os envolvidos, desde as Associações e Ranchos Folclóricos e, claro, a todos os visitantes que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.