Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Rafael Machado conduziu debate sobre “Admirável Mundo Novo” na Comunidade de Leitores

Cultura | 21 de Março de 2024


A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca foi palco da primeira sessão da Comunidade de Leitores, marcada por discussões e reflexões enriquecedoras sobre um dos clássicos literários mais impactantes do século XX: "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley.
Sob a habilidosa moderação de Rafael Machado, mestre em Turismo e membro da Banda Portuguesa “Mão Morta”, a sessão mergulhou na discussão desta obra, proporcionou um ambiente intelectualmente estimulante.
Os participantes foram conduzidos por Rafael Machado através das complexidades da distopia apresentada por Huxley, explorando as questões essenciais que a obra levanta sobre a sociedade e o futuro da humanidade.
Ao longo da sessão, diversos temas foram abordados, desde as implicações do avanço tecnológico até as nuances do controle estatal sobre a população. Entre outros temas abordados, estão a função utilitária do homem, a exclusão dos idosos na sociedade, a ausência de laços familiares tradicionais e a formatação dos jovens para um comportamento específico. A droga "Soma", que impede a tristeza, ou a questão da sexualidade e o sexo livre também foram discutidos, especialmente em relação à sua disponibilidade em função do homem.
"Admirável Mundo Novo" continua a desafiar as conceções convencionais sobre o que significa ser humano e a natureza da liberdade individual. É uma crítica contundente ao conformismo, à tecnocracia e o domínio autoritário do Estado. Através de sua narrativa provocativa, a obra de Huxley continua a ser uma fonte de debate e reflexão sobre as complexidades da sociedade moderna e os rumos do progresso humano.  É caso para dizer que a criatividade visionária de Hurxley continua atual.
A Comunidade de Leitores promete continuar a ser um espaço privilegiado para o diálogo intelectual e a exploração das grandes questões que permeiam a literatura e a sociedade contemporânea.