Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Câmara Municipal inicia processo de Valorização de Biorresíduos - Resíduos verdes

Outras | 27 de Junho de 2024


A recolha seletiva de biorresíduos visa dar cumprimento ao estabelecido no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR). Atualmente, de acordo com o RGGR e com o Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU 2030), é obrigatória a separação e recolha dos resíduos verdes num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.
A implementação deste projeto, com o apoio do programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos” do Fundo Ambiental, obteve um financiamento na ordem dos 30.000,00 euros.
Neste âmbito, foi adquirido 1 biotriturador de resíduos verdes de pequenas dimensões e 63 contentores para recolha seletiva de biorresíduos verdes, com capacidade aproximada de 1.000 litros.
Os contentores estão a ser colocados em zonas estratégicas da sede do concelho para o depósito de resíduos verdes, sendo que a recolha e tratamento dos resíduos será garantida pelo Município.
Os objetivos desta ação são a valorização dos resíduos verdes e consequentemente, a sua redução, quer em produção quer em deposição de aterro.
Grande parte dos resíduos verdes serão utilizados como material estruturante em futuras unidades de compostagem comunitária.
O sucesso desta operação, que é nova para todos, depende do envolvimento da população abrangida.
Em prol de um Município mais amigo do ambiente e que aposta na valorização dos seus resíduos e na melhoria da sua sustentabilidade, apela-se ao contributo fundamental por parte dos utilizadores deste novo serviço.
O Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, sublinhou que, com este projeto, o Município de Ponte da Barca dá início à recolha de proximidade na via publica de biorresíduos – resíduos verdes.
Este projeto-piloto, é um passo fulcral rumo à melhoria da sustentabilidade do Município, com enfoque na sede do concelho, representando mais uma importante medida ambiental, que contribuirá para que o território de Ponte da Barca continue a melhorar o caminho do desempenho ambiental que tem trilhado nos últimos anos.